domingo, 1 de janeiro de 2012

Urban Sketchers- Benfica

Os Urban Sketchers foram convidados pela Cooperativa Post e pela Junta de Freguesia de Benfica para retratar o bairro de Benfica. Além de uma exposição em Benfica, na antiga fábrica Simões, os desenhos foram também reunidos em livro.

2 comentários:

ChinadaTinta disse...

Olá Ricardo ! Eu sou aluno de arte e design em Coimbra e tenho uma grande admiração pelo teu trabalho, já fui imensas vezes à bertrand deliciar-me com o teu novo livro! E acompanho agora o teu blog e és sem duvida uma fonte de inspiração! E eu estou a entrar e a explorar agora este mundo da ilustração e BD e estou a começar a fazer uns desenhos, etc. E gosto imenso do "metodo" que usas, de fazer o desenho e depois pintar no photoshop! Mas tenho algumas duvidas e quando tivesses tempo gostava que me pudesses responder a explicar melhor esse processo. Por exemplo se fazes o desenho na hora e no local, ou tiras foto e depois desenhas a partir da foto, e depois digitalizas e passas directamente para o photoshop, sei la, gostava de perceber melhor, para eu próprio tentar :) podes se quiseres responder para aqui :
china_da_tinta@hotmail.com

com os melhores cumprimentos, ricardo ladeira carvalho

João Oliveira Santos disse...

Olá Ricardo,

Tal como o ChinadaTinta, no comentário anterior, além de ser um grande admirador tenho enorme curiosidade nos métodos/técnicas utilizados que, provavelmente e ao contrário dos puristas tradicionais, acho absolutamente inspiradores e que abrem inúmeras possibilidades ao desenho, ao skecth, à fotografia, ilustração.

Aquando do TED na F. Champalimaud ainda pensei que iria descortinar um pouco mais dessa abordagem criativa mas...

Assim e se não fosse pedir muito, apelaria à sua veia pedagógica no sentido de produzir um post com 5 ou 6 passos, entre o esboço/desenho no local ao resultado final colorido
(idealmente com referências a materiais de desenho, programas utilizados, técnicas, n.º de horas de trabalho, etc.)

Muito obrigado pela inspiração